Foi presidente de Ministérios RBC e professor de nossos programas bíblicos por 20 anos. Filho de nosso fundador Dr. M. R. De Haan escreveu inúmeros livros e livretos de estudos bíblicos para RBC. Nos anos em que liderou os Ministérios RBC, Richard teve a visão de utilizar a televisão para ensinar as Escrituras — da mesma forma que o seu pai tinha explorado o uso de rádio para o mesmo fim. O ministério de televisão o Day of Discovery (Dia da Descoberta) iniciou-se em 1968 e hoje é apresentado pelo seu filho Mart.

Com sua mente perspicaz e lógica, Richard sempre questionou como uma ideia em particular, uma sentença, ou um parágrafo contribuía para a continuidade da ideia principal nos artigos dos devocionais. As suas percepções auxiliaram a refinar o padrão do conteúdo dos textos.

Com frequência, Richard era chamado de “o encorajador”, fiel à Palavra de Deus e íntegro como pastor. Sua frase favorita era “Confie em Deus e aja corretamente”. Richard foi morar com o Senhor no lar celestial com sua esposa Marge e um dos seus quatro filhos Kurt, em 2002.